Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conheça as coleções

As coleções CIT organizam os diversos tipos de registros e documentos sobre o rompimento da barragem de Fundão em grupos temáticos. As coleções poderão ser ampliadas ao longo do tempo, ganhando novos temas e linguagens. Explore e conheça mais do conteúdo compartilhado!

Montagem de fotos de recuperação de uma imagem e testes da água. Créditos: Tomaz Silva / Agência Brasil e Divulgação / Fundação Renova
Projetos

Conhecimento em
Pauta

O projeto Conhecimento em Pauta visa ampliar o acesso ao conhecimento sobre o desastre do rompimento da barragem de Fundão para diversos públicos, fortalecendo uma rede de pesquisadores envolvidos na produção técnico-científica relativa ao rompimento da Barragem do Fundão.

Com a realização de webinários online, o projeto convida palestrantes para apresentarem seus estudos e trabalhos junto a outros programas ou pesquisas sobre o rompimento e seus desdobramentos em diversas áreas do conhecimento. 

A proposta é buscar uma linguagem mais acessível para o conteúdo e, ao final de cada ciclo, viabilizar a produção e divulgação de um e-book com uma síntese das falas, pesquisas e trabalhos dos convidados. 

Os eventos são gratuitos e abertos à participação, e, além da comunidade acadêmica, são convidados estudiosos, especialistas e experts para participarem dos webinários anuais. 

O primeiro ciclo aconteceu entre os meses de agosto e dezembro de 2021, e a participação dos convidados está registrada, além do e-book, através das gravações das palestras, também disponibilizadas no acervo do CIT.

O ciclo do Conhecimento em Pauta

Ciclo do Conhecimento em Pauta

O ciclo do Conhecimento em Pauta

Ciclo do Conhecimento em Pauta

APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDO

Relatórios, diagnósticos técnicos e pesquisas acadêmicas de áreas diversas como geografia, antropologia, ciência política, ciência florestal e extensão rural.

Moderador

Proporciona momentos para comentários e perguntas incentivando o debate e promovendo a interação dos participantes com os convidados.

PARTICIPAÇÃO DOS EXPERTS CONVIDADOS

Falando diretamente para a comunidade acadêmica, interessados no tema e para os atingidos.

PUBLICAÇÃO DO MATERIAL APRESENTADO

Publicação de um e-book com textos de divulgação científica, escrito pelos pesquisadores convidados sobre as temáticas apresentadas. Divulgado também na Plataforma Interativa.

EVENTO: WEBINÁRIOS

Convites e divulgações para a realização dos encontros entre especialistas e a comunidade acadêmica, interessados e atingidos.

Publicações do Conhecimento em Pauta

Aqui você encontra o conteúdo das palestras realizadas no primeiro ciclo de atividades do projeto.

Conteúdos Trilhas de Memórias

Confira as produções já divulgadas pelo projeto que, a partir das oficinas com os atingido, produziu vídeos e um livro.
Montagem de imagens para trilhas de Memórias - CIT
Projeto

Trilhas de Memória

O Trilhas de Memórias é um projeto realizado em conjunto com as comunidades dos territórios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, com a missão de engajar as comunidades no registro e compartilhamento de histórias e percepções dos atingidos sobre os impactos que o rompimento trouxe para os modos de vida nos territórios que foram atingidos.

O que o projeto faz?

Através de ações educativas e culturais promover a captação, o registro, a preservação e a disponibilização de conteúdo: relatos, percepções e narrativas realizadas pela população atingida. Esses materiais são transformados em produções audiovisuais, literárias, artísticas e culturais, selecionados e construídos de forma colaborativa. Os materiais produzidos podem ser acessados na coleção: “Registros do território atingido”.

Oficinas
Grupo de participantes inscritos no projeto.
Trilha com pegadas
Compartilhamento de vivências e percepções
Produção Coletiva
Participantes reúnem os registros para serem formatados.
Trilha com pegadas
Material concluído
Exibição
Mostra de exibição e publicação no acervo deste site em: “Registros do território atingido”.
Oficinas
Grupo de participantes inscritos no projeto.

Compartilhamento de vivências e percepções
Produção Coletiva
Participantes reúnem os registros para serem formatados.

Material concluído.
Exibição
Mostra de exibição e publicação no acervo deste site em: “Registros do território atingido”.

Pesquisa de Satisfação

Como você avalia a plataforma em relação aos seguintes aspectos:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CONTEÚDOS
AVALIAÇÃO DO USO DA PLATAFORMA

O quanto você recomendaria o acesso à plataforma para outras pessoas?

Pular para o conteúdo