Centro de Informação Técnica

O Centro de Informação Técnica – CIT será constituído por três espaços físicos, voltados para as comunidades, que compõem o principal objetivo do Programa de Informação para a População, criados a partir da Cláusula 174 do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta – TTAC, pelo qual se constituiu a Fundação Renova.

O objetivo principal destes espaços é oferecer acesso às informações, estudos, registros e documentações diversas relacionadas ao rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015, em Mariana/MG.

Para suportar toda essa documentação, determinou-se, via Cláusula 65, também do TTAC, a criação de uma plataforma interativa para assegurar a construção de um inventário e repositório de dados e informações do desastre, bem como para estimular a preservação de memórias culturais das comunidades impactadas.

Este repositório virtual pretende ser um legado de aprendizados, estudos e vivências sobre o rompimento da barragem de fundão, não se limitando as informações pré-existentes.

Tanto os espaços físicos quanto esta plataforma digital devem trazer o olhar dos atingidos, preservando sua memória. Desta forma, devem conter documentos produzidos por diferentes púbicos, como universidades, governos, comunidades, possibilitando a entrega de um verdadeiro legado para a população.

Queremos que este site seja um espaço vivo e de construção permanente, que permita para além da memória, registrar a transformação para o desenvolvimento futuro do rio Doce que queremos.