Identidade Visual

Desenvolvimento da Logomarca do Centro de Informação Técnica

A Identidade Visual do CIT foi construída de modo a demonstrar conexão das comunidades com o rio Doce, respeitando as perdas e a dor gerada pelo rompimento da barragem de Fundão na vida das pessoas.

A criação da marca traz em si o desejo de fluidez e futuro, respeito ao luto e às muitas perdas envolvidas foi registrado por meio da presença do símbolo rupestre de um homem, representando as pessoas, a história e a coletividade.

Já o rio Doce perpassando suas vidas foi representado pela curva que tem uma origem anterior e continua fluindo, demonstrando o desejo de soluções e seguimento do curso de suas vidas e da vida do rio. O rio atravessa o coração, simbolizando o grande vínculo afetivo em relação ao rio Doce, respeitando o sentimento de dor dos atingidos.

Na aplicação em cores da marca, o amarelo é a cor escolhida para o rio Doce, denominado de amarelo esperança. Associa-se a expressão de futuro e fé. Já a cor vermelho barroso, traz a presença da vida e da história dos atingidos na relação com o rio.

Partindo da premissa de que a identidade visual deveria ter identidade própria, distinta e dissociada daquela utilizada pela Fundação Renova, a logomarca foi co-criada por meio de uma facilitação gráfica.

Para tal, realizou-se um processo coletivo, conduzido por meio de uma oficina virtual, realizada em agosto de 2020, com a participação de atingidos, representantes da Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social e técnicos da Fundação Renova.

A metodologia utilizada explorou a identificação de palavras associadas ao CIT pelos participantes, de modo a representar o que eles desejam e esperam destes espaços.

Principais pontos expostos pelos participantes:

  • Desejo dos atingidos de se verem representados;
  • Respeito ao sentimento de perda;
  • Representatividade do “antes”, “durante” e do futuro que almejam, de superar os efeitos do rompimento da barragem de Fundão.

A marca, juntamente com os elementos do Sistema de Identidade Visual, é o principal meio de comunicação do projeto.