Descentralização e Itinerância

Descentralização e Itinerância  são conjuntos de estratégias e ações que permitirão o acesso aos conteúdos ofertados pelo Centro de Informação Técnica para além de seus espaços físicos, sediados nas cidades de Mariana, Governador Valadares e Linhares.

Temas de interesse das comunidades serão mapeados e ações como oficinas e eventos itinerantes serão planejados constantemente para que as informações cheguem de forma acessível a diferentes territórios.

Para se garantir a capilaridade na disseminação da informação, está em fase de planejamento a instalação de totens para acesso à Plataforma Interativa e ao Inventário nos Centros de Informação e Atendimento [CIAs], da Fundação Renova e em espaços de utilização pública, como bibliotecas de escolas municipais.

Outra importante ação será a formação de uma rede multiplicadores, formada por educadores, líderes comunitários e pessoas interessadas em disseminar os conteúdos catalogados e produzidos por meio das ações de descentralização e itinerância.

Glossário:

Itinerância  – expedições para coleta de memórias e narrativas de pessoas atingidas, nos próprios territórios, alinhados com as comissões locais e demais atores relevantes de cada localidade.

Integração – realização conjunta de atividades com os programas de Educação para a Revitalização da Bacia do Rio Doce e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, entre outras frentes correlatas da Fundação Renova.